Faq

Qual é a documentação necessária para a inscrição e obtenção do cartão agrícola?

  • Bilhete de identidade
  • Cartão de contribuinte
  • Livrete e título de registo de propriedade (tratores)
  • Documento comprovativo de posse da máquina, contendo as respetivas caraterísticas (restantes máquinas)
  • Documento de titularidade da terra, essencial no caso de existência de áreas regadas por bombagem com gasóleo
  • Certidões emitidas pela repartição de finanças e pelo Centro Regional de Segurança Social das respetivas áreas, comprovando as situações contributivas e tributárias devidamente regularizadas.

Qual a cor do gasóleo colorido/agrícola?

O gasóleo colorido/agrícola tem uma coloração verde.

Posso utilizar o gasóleo colorido/agrícola em qualquer equipamento?

A utilização de gasóleo colorido/agrícola em viaturas de qualquer tipo ou em máquinas que não se encontrem legalmente habilitadas para o seu consumo é punida nos termos do Regime Geral das Infrações Tributárias aprovado pela Lei nº 15/2001 de 5 de junho.

Quais as caracteristicas do Gasóleo colorido/agrícola?

O gasóleo colorido/agrícola tem exatamente as mesmas caraterísticas do gasóleo normal (rodoviário), sendo apenas diferente pela sua coloração verde (colorido) e pelo facto de possuir um aditivo de natureza química (traçador) que permite a sua fácil deteção, mesmo que tenha sido descolorido.

O gasóleo colorido/agrícola tem isenção fiscal?

O gasóleo colorido/agrícola é um produto enquadrado numa categoria fiscal com benefício de redução ou isenção da taxa de imposto sobre produtos petrolíferos.

A que se destina o gasóleo colorido/agrícola?

O gasóleo colorido/agrícola é destinado aos setores agrícola e florestal e apenas poderá ser consumido, de acordo com o estipulado na legislação em vigor, pelos seguintes equipamentos:

  • Motores fixos;
  • Tratores;
  • Ceifeiras debulhadoras;
  • Motocultivadores;
  • Motoenxadas;
  • Motoceifeiras;
  • Máquinas de colheita automotrizes;
  • Máquinas automotrizes diversas;
  • Máquinas específicas de exploração florestal.

Preciso de cartão para adquirir o gasóleo colorido/agrícola?

O abastecimento de colorido/agrícola só pode ser feito por titulares de cartões com microcircuito, emitidos pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

 

Terei de utilizar o Adblue? Porquê?

Todos os veiculos pesados com motores a diesel registados a partir de 1 de Outubro de 2006 têm de cumprir o disposto na norma Euro 4 em matéria de emissões poluentes. De forma a cumprir as normas ambientais Euro 4 e Euro 5 (mais recente), sobre as emissões poluentes dos camiões, a grande maioria dos fabricantes optou pela tecnologia SCR que requer a utilização de uma solução aquosa de ureia a 32,5%.

Apesar de existir uma tecnologia alternativa, a EGR que leva ao aumento do consumo do gasóleo, constata-se que a generalidade dos fabricantes optou pela SCR sendo que a partir de 01 de Janeiro de 2006 (data de entrada em vigor da norma Euro 6) todos terão de a usar. Também nos Estados Unidos a norma EPA 2010 leva à utilização da tecnologia SCR.

O que é a tecnologia SCR (redução catalítica selectiva)?

A tecnologia SCR reduz as emissões poluentes dos motores diesel pois os óxidos de azoto (NOx), ao passarem pelo sistema de escape, misturam-se com o Adblue transformando-se em azoto e vapor de água (que são componentes naturais do ar) por intermédio de uma reacção catalítica acelerada pelo calor.

Qual o prazo de validade do Adblue?

A sua vida útil será de aproximadamente 1 ano, desde que este seja armazenado a uma temperatura entre -11ºC e 30ºC, e desde que se evite a sua exposição prolongada às diferentes condições climatéricas nomeadamente o sol.

O Adblue pode congelar se a sua temperatura descer abaixo de -11ºC, contudo não sofre qualquer dano durante o processo de congelamento, e uma vez regressado ao seu estado original, a solução irá retomar a sua concentração e qualidade. A quantidade de ureia incluída pode diminuir se o Adblue for conservado a temperaturas superiores a 30ºC podendo também, neste caso, formar-se em amoníaco.

O Adblue é um aditivo para o gasóleo?

Não. Tem um sistema separado que nunca entra em contacto com o gasóleo.

Qual o consumo de Adblue?

Em média, o consumo de Adblue será de 1,5 litros por cada 100 km (condução em auto-estrada).

O que é a Legislação Euro 4, Euro 5 e Euro 6?

Legislação que obriga os veículos a gasóleo a reduzir as emissões provenientes dos motores.

A norma Euro 4 entrou em vigor em 1 de Outubro de 2006.

A norma Euro 5 entrou em vigor em 1 de Outubro de 2009.

A norma Euro 6 entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2014.

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